MARTA LEONORA BATISTA DOS SANTOS
A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Prof. Luiz Mendes Pontes é um Estabelecimento de Ensino, de caráter público, fundado em julho de 1991, sob Decreto nº 003/99, localizada nesta Capital, na Rua José Gomes da Silveira, nº 415, Cristo Redentor, João Pessoa-PB.
A escola conta com 10 salas de aula (08 salas do Ensino Fundamental I, II, EJA e PROJOVEM e 02 salas do Programa Mais Educação), 01 Sala de Direção – com Almoxarifado, 01 Secretaria – com Arquivo, 01 Sala de Professores, 01 Sala do SASPP (Serviço de Assessoramento Sociopsico-pedagógico), 01 Laboratório de Informática, 01 Biblioteca, 01 Sala para Coordenação do Programa Mais Educação, 01 Sala para Coordenação do Programa Escola Aberta, 01 Cozinha – com Dispensa, 01 Quadra de Esportes, 01 sala para material de Educação Física, 01 sala para material da Banda Marcial, 01 mini quadra descoberta, 01 depósito para material de limpeza, 01 depósito para material pedagógico e 10 banheiros (08 alunos e 02 funcionários).
A escola atende 466 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos − EJA e PROJOVEM.
Trata-se de uma escola pequena, situada em um bairro de classe média, mas atende uma comunidade com baixo poder aquisitivo; as famílias, em sua maioria, sobrevivem com uma renda abaixo do salário mínimo, proveniente de subemprego, formados por vendedores ambulantes, pintores, pedreiros, empregadas domésticas, eletricistas, encanadores, cabeleireiras e costureiras.
Os docentes da Educação Infantil e dos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental I apresentam formação em nível superior. Os professores de disciplinas específicas, dos quatro primeiros ciclos do Ensino Fundamental II e EJA todos apresentam formação em licenciatura, com curso de especialização.
A inserção de diversas atividades pedagógicas no Projeto Político Pedagógico exigiu o uso de recursos tecnológicos na prática escolar que criasse condições do aluno desenvolver suas habilidades de aprendizagem de forma mais dinâmica, superando suas dificuldades no ensino-aprendizagem.
HOJE A NOSSA ESCOLA CONTA COM DIVERSOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, OS QUAIS SÃO USADOS NO DIA-A-DIA PARA DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS:
• LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: visto como um como espaço de inclusão digital e social do aluno, onde são utilizados os COMPUTADORES disponíveis na escola, explorando o potencial pedagógico dos laboratórios de informática. São ministradas aulas pelos professores com auxílio do monitor de informática para os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e EJA. São desenvolvidas várias atividades no laboratório de informática para domínio dos recursos da internet e do pacote de programas oferecidos pelo BrOffice:
Realização de aulas abordando conteúdos curriculares – o professor escreve sua aula em uma ficha padronizada e, antecipadamente, passa para o Monitor de Informática que programa o conteúdo no computador e no dia agendado o assunto é trabalhado com os alunos;
Realização de pesquisas na internet e softwares solicitados pelos professores de todos os anos e disciplinas;
Desenvolvimento de trabalhos e projetos que necessitem comunicação via correio eletrônico;
Uso do Writer (Editor de Textos), Calc (Planilha Eletrônica), Impress (Programa de Apresentação de Slides), dentre outros, para elaboração de atividades solicitadas pelos professores.
• COMPUTADORES (NOS AMBIENTES DA ESCOLA): Outra função da informática na escola é a possibilidade de disponibilizar um grande número de dados com transparência, expedir documentos da secretaria (transferências e boletim do aluno), prestar contas, controlar notas e permite que qualquer informação seja colocada em rede aberta;
• VÍDEO: cada professor tem no seu plano de curso aulas de vídeos, as quais são planejadas e uma vez por mês o aluno assiste a um vídeo abordando assuntos pertinentes ao programa curricular. Essa aula tem como objetivo desenvolver a capacidade audiovisual do aluno e melhoria da sua expressividade, oralidade, criatividade, percepção e raciocínio;
• DVD: a escola dispõe de acervo de DVD para uso nas aulas de vídeo, os quais abordam temas pertinentes à aprendizagem do aluno, nas disciplinas de Português, Matemática, Geografia, História e outras, como também informando-os sobre questões presentes na sociedade e, particularmente, na realidade que o cerca, como Prevenção das Drogas, Orientação Sexual, Gênero, Gestão Democrática, etc.
• DATA SHOW: utilizado na realização de eventos (visando a participação e integração de toda comunidade escolar nas atividades pedagógicas e extracurriculares da escola) reuniões (são realizadas reuniões periódicas de pais e mestres, Conselho de Classe, Reuniões Pedagógicas, etc), palestras (são realizadas reuniões sobre vários temas ― Prevenção das Drogas, Orientação Sexual, Gênero, Gestão Democrática, etc.), debates (visando ampliar o conhecimento do aluno e demais segmentos da escola) e Portfólio Virtual (objetivando relatar, mostrar e divulgar todas as atividades pedagógicas desenvolvidas no decorrer do ano);
• MÁQUINA FOTOGRÁFICA: usada para fotografar e, assim, registrar todo o trabalho pedagógico desenvolvido na escola ─ Projetos, Eventos, Palestras, Debates, Reuniões Pedagógicas, Reuniões Pais e Mestres, etc.
• EQUIPAMENTO DE SOM: utilizado no Projeto Dança na Escola, Projeto de Leitura e Escrita, Eventos, Palestras, Debates, Reuniões Pedagógicas, Reuniões Pais e Mestres, etc. Usado também em aulas contextualizadas aos conteúdos das disciplinas, entretenimento, em cerimônias e apresentações culturais;
• MICROFONE: usado em Eventos, Palestras, Debates, Reuniões Pais e Mestres, etc.
• SOM AMBIENTE: usado para musicalidade como toque de entrada e saída do aluno e para chamadas dos profissionais no interior da escola;
• TELEVISÃO: usada para exposição de vídeos que abordam assuntos pertinentes à aprendizagem do aluno, programas culturais e entretenimento.
• RETROPROJETOR: exposição de transparências em palestras, debates e em sala de aula abordando assuntos pertinentes às disciplinas curriculares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário