PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO PROINFO
CURSO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC – 100h
NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL– NTM/JOÃO PESSOA
TUTORA: MARIA DE FATIMA ALVES DA SILVA PESSOA
CURSISTAS: MARTA LEONORA BATISTA DOS SANTOS
MARIA DO SOCORRO ARRUDA RAMALHO
MARIA LILIAN GOMES DE ANDRADE
VILMA VIANA FRANCISCO DA SILVA
CÉLIA MARIA MORAES DA SILVA
PROJETO ANTIDROGAS
Tema do Projeto
Tema: Atividade 3.2
Subtema: Projeto de trabalho
Julho/2011
João Pessoa
Tema do Trabalho de projeto:
PROJETO ANTIDROGAS
Escola:
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL PROFESSOR LUIZ MENDES PONTES
Público alvo:
ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR AO 9º ANO E ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ─ EJA.
Período de execução:
MAIO, JUNHO E JULHO DE 2011.
Área(s) de conhecimento:
O Projeto Antidrogas será transversal a todas às áreas de conhecimento.
Justificativa:
O Projeto Antidrogas está sendo desenvolvido na escola com o objetivo de mostrar ao nosso alunado a importância de se prevenir do uso das drogas e os danos que causam a saúde, a família e a sociedade.
Sendo a escola uma referência para o educando, ela transmite valores na educação que contribuem de forma direta e indireta na formação de sua personalidade e é com base nesse pensamento que o projeto não deve ter caráter aplicativo apenas uma vez ao ano e sim deve ser desenvolvido no decorrer do ano.
A escola pode contribuir para prevenir o abuso de drogas entre adolescentes de duas formas básicas: incentivando a reflexão e a adoção de medidas preventivas na própria escola. A inserção de diversas ações didáticas, com ênfase nos recursos tecnológicos, é a expressão da escola como provedora deste espaço, dando abertura para que os alunos possam aprender a dizer “NÃO ÀS DROGAS”, que este projeto vem contribuir com o objetivo de diminuir os riscos do uso indevido de drogas pelos alunos.
De posse das perguntas, questionamentos e dúvidas realizadas pelos alunos e depositadas na urna disponível nas dependências da escola foi elaborado o projeto com base no material produzido pelos alunos.
Sendo assim, a proposta inicialmente envolve o alunado, para que expresse sua opinião através de perguntas, questionamentos e dúvidas sobre as drogas para então discutirmos e elaborarmos o projeto.
Enfim, a escola é o espaço decisivo na criação do sujeito participativo, consciente de que a vida é melhor do que drogas, relacionando-se com o outro, a partir do respeito, solidariedade e justiça ─ condições essenciais na criação de um ser integral longe das drogas.
Objetivos:
• Prevenir do uso das drogas e mostrar os danos que causam a saúde, a família e a sociedade;
• Ler as perguntas, questionamentos e dúvidas dos alunos retiradas da urna;
• Elaborar o projeto com base no material produzido pelo aluno retirados da urna;
• Realizar palestra sobre os danos causados pelas drogas;
• Realizar peça teatral, jogral, coreografia, recital e musical sobre temas de prevenção das drogas;
• Pesquisar na internet sobre os males causados pelas drogas;
• Assistir filmes sobre temas que previnem das drogas;
• Desenvolver trabalhos pedagógicos dando ênfase as formas de prevenção das drogas;
• Incentivar o cultivo de valores, como auto-estima, vida saudável, não violência, a família, a importância dos estudos, o amor, a amizade e a solidariedade.
Metodologia:
• Realização do planejamento para subsidiar o trabalho pedagógico, com objetivo de planejar as atividades didáticas, adequando-as à proposta do projeto e às necessidades de aprendizagem do alunado. Momento no qual os professores podem expressar suas dificuldades, ansiedades, propostas e realidade da sala de aula;
• Revitalização e execução de atividades que contribuam para uma vida saudável distante das drogas, com montagem e apresentação de peças teatrais;
• Ações pedagógicas de prevenção das drogas, com exposição de data show de mensagens de prevenção das drogas;
• Acesso à internet para pesquisas de textos com hiperlink sobre os danos causados pelas drogas;
• Apresentação de filme sobre temas que abordem uma educação do bem, do amor, da justiça, da ética, do respeito;
• Culminância do projeto com apresentação de peças teatrais, dando ênfase aos temas: O valor da vida, companheirismo, inclusão, o valor da família, solidariedade, o valor dos estudos, como dizer não às drogas, danos causados pelas drogas;
• Avaliação do projeto, a qual será processual e contínua durante o desenvolvimento das ações executadas, acompanhando a participação e desempenho de todos os participantes.
Recursos:
Computadores
Data show
Slides
Som
Televisão
Lápis Grafite
Lápis Tinta Azul
Colas
Lápis Hidrocor
Papel Ofício
Referências:
http://www.brasilescola.com/drogas/, http://www.comciencia.br/especial/drogas/drogas01.htm
http://www.brasilescola.com/drogas/
http://www.comciencia.br/especial/drogas/drogas01.htm
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