domingo, 28 de agosto de 2011

PROINFO II_PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS

MARTA LEONORA BATISTA DOS SANTOS

A escola como espaço de construção do conhecimento é também um lugar privilegiado na promoção da inclusão digital. São realizados na escola e nas salas de aula, projetos que viabilizam um trabalho integrado, interdisciplinar, criativo, democrático e tecnológico.
Enquanto educadores, buscamos meios eficazes de aprender novas metodologias pedagógicas, inserindo os avanços tecnológicos propícios à prática escolar, os quais são essenciais para desenvolvermos um trabalho de qualidade no âmbito da instituição.
O uso de novas tecnologias de informação e comunicação no cenário escolar trouxe mudanças significativas ao processo de ensino e aprendizagem na perspectiva dos novos paradigmas tecnológicos, proporcionando a integração da escola na sociedade contemporânea.
Hoje a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Luiz Mendes Pontes já dispõe dos recursos tecnológicos, especificamente os da internet e do pacote de programas oferecidos pelo Broffice, utilizando, assim, os recursos e serviços mais usuais dos computadores que é o sistema operacional Linux educacional softwares livres, com vistas a facilitar a implementação de meios de comunicação eficazes com alunos, professores e comunidade.
A inclusão digital do ponto de vista pedagógico levou a nossa escola a passar por mudanças nos processos de ensino e conseguir desenvolver ações curriculares em um processo digital inclusivo, dinamizando e qualificando os processos de ensino e de aprendizagem para a melhoria da qualidade de ensino, divulgando suas ações pedagógicas planejadas e implementadas.
Possibilitar o alcance social e tecnológico da escola foi de relevante importância para a interação entre escola, tecnologia e comunidade, visto que a transversalização dos conteúdos didáticos ao processo tecnológico está possibilitando a construção de uma escola mais aberta, progressista, tecnológica.
As mudanças da escola frente à era digital possibilitam a inserção de vários recursos tecnológicos no desenvolvimento das atividades inerentes a implantação e implementação de projetos de aprendizagem articulando tecnologia e área de conhecimento, organizando e sistematizando conteúdos em diversos tipos digitais, principalmente de produção de textos, pesquisas, comunicação até criação e uso de blogs.
Hoje podemos constatar as possíveis mudanças que ocorrem na execução dos projetos vinculados aos recursos tecnológicos na nossa escola, desde as várias atividades para domínio dos recursos da internet e do pacote de programas oferecidos pelo Broffice com a utilização dos meios tecnológicos disponíveis na sala e equipamento de informática; realização de eventos, reuniões e palestras, debates e portfólio virtual com o uso da Data Show; aulas de vídeos, as quais são planejadas e uma vez por mês o aluno assiste a um vídeo abordando assuntos pertinentes ao programa curricular; a escola dispõe de acervo de DVD para uso nas aulas de vídeo; registro de todo o trabalho pedagógico desenvolvido na escola, com o uso da máquina fotográfica; realização dos projetos Dança na escola, Leitura e Escrita, eventos, palestras, debates, reuniões pedagógicas, reuniões pais e mestres, aulas contextualizadas aos conteúdos das disciplinas, entretenimento, em cerimônias e apresentações culturais, com o uso do equipamento de som; exposição de vídeos que abordam assuntos pertinentes à aprendizagem do aluno, programas culturais e entretenimento; exposição de transparências em palestras, debates e em sala de aula abordando assuntos pertinentes às disciplinas curriculares, com o uso do retroprojetor até a formação continuada de professores e demais profissionais da educação,
Todos esses recursos tecnológicos e sua utilização para o desenvolvimento dos projetos pedagógicos interferem significantemente no programa curricular garantindo melhor aprendizagem do alunado em todas as áreas de conhecimento, possibilitando sua promoção intelectual, social e tecnológico.
Está sendo fundamental para melhorar a estrutura do sistema de ensino, as condições do trabalho pedagógico desenvolvido no âmbito da escola e a postura ideológica dos docentes, garantindo uma aprendizagem eficaz que garante o sucesso do aluno.

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