domingo, 28 de agosto de 2011

PROINFO II_CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA_DA TEORIA À PRÁTICA

MARTA LEONORA BATISTA DOS SANTOS

A instituição escolar já tem no seu currículo os avanços tecnológicos como ação pedagógica capaz de garantir melhor aprendizagem do alunado em todas as áreas de conhecimento, visando o seu sucesso intelectual, social e tecnológico.
O uso de novas Tecnologias de Informação e Comunicação no cenário escolar é fundamental para a formação, o envolvimento e o compromisso de todos os protagonistas do processo educacional (professores, gestores e especialistas), já que o processo ensino e aprendizagem não podem ficar excluído dos novos paradigmas tecnológicos, viáveis à integração da escola na sociedade contemporânea.
A escola disponibiliza sala e equipamento de informática, os professores e demais profissionais da educação participam da formação continuada, a implantação e implementação de projetos de aprendizagem articulando tecnologia e área de conhecimento, organizando e sistematizando conteúdos em diversos tipos digitais, principalmente de produção de textos, pesquisas, comunicação até criação e uso de blogs, já estão articulados ao Projeto Político Pedagógico da escola.
Os usuários, especificamente os alunos, são produtores de mensagens e de diversos tipos de conteúdo que passaram a fazer parte da circulação coletiva de informação. A inserção da escola no ecossistema comunicativo é uma experiência cultural, num ambiente informal e num espaço educacional descentralizado, divulgando suas ações pedagógicas planejadas, sistematizadas e implementadas.
A escola está dentro do contexto tecnológico, incentivando o alunado para acessar as redes sociais e realizar comentário com o intuito de que seja antes de tudo uma experiência de aprendizagem diferenciada do regular.
A escola, enquanto promotora da cidadania, utiliza várias estratégias educacionais fundamentais para a construção de um ambiente democrático permeado pelo diálogo, ética e respeito, transversalizando os recursos tecnológicos à proposta pedagógica Pois acredita-se que a escola é o espaço decisivo na criação do sujeito participativo, consciente de suas ações, relacionando-se com o outro, a partir do respeito, diálogo e justiça ─ condições essenciais na criação de um ser integral. Para tanto, o ambiente escolar deve, também, está respaldado na afetividade, propício ao surgimento de um ambiente positivo e harmônico, onde as relações interpessoais sejam fortalecidas pelo respeito, ética e profissionalismo.
A escola está conectada ao universo digital, disseminando a integração entre várias linguagens, pois vai escrevendo textos com intuito de relatar as experiências pedagógicas e postar arquivos de vídeo e fotos. Utiliza diversos recursos tecnológicos, os quais são usados no dia-a-dia para auxiliar no desenvolvimento dos projetos pedagógicos, os quais são fundamentais para estabelecer um ambiente propício ao diálogo.
• A realização do planejamento didático coletivo, com o uso de máquina fotográfica, data show, som e retroprojetor, objetiva planejar, bimestralmente, as atividades didáticas, adequando-as à proposta pedagógica da escola e às necessidades de aprendizagem do alunado; momento no qual os professores podem expressar suas dificuldades, ansiedades, propostas e realidade da sala de aula. Os planejamentos são fotografados como forma de registrar os nossos encontros;
• A participação da comunidade escolar nas reuniões periódicas, com o uso de retroprojetor, data show e som, realizadas na escola, dando-lhe oportunidade de expressar suas insatisfações e reivindicações em relação ao trabalho desenvolvido na escola;
• Aulas no Laboratório de Informática: visto como um como espaço de inclusão digital e social do aluno, onde são utilizados os computadores disponíveis na escola, explorando o potencial pedagógico dos laboratórios de informática. São desenvolvidas várias atividades no laboratório de informática para domínio dos recursos da internet e do pacote de programas oferecidos pelo BrOffice; momento em que o aluno pode acessar o blog da escola e cialogar com os colegas em rede aberta.
• A realização de palestras e debates, com o uso de slides, data show e som ambiente, objetivou ampliar o conhecimento do aluno e demais segmentos da escola. Foram abordados temas pertinentes à aprendizagem do aluno, informando-os sobre questões presentes na sociedade e, particularmente, na realidade que o cerca, como Prevenção das Drogas, Orientação Sexual, Gênero, Gestão Democrática, etc;
• Aulas de vídeo, visando desenvolver a capacidade audiovisual do aluno e melhoria da sua expressividade, oralidade, criatividade, percepção e raciocínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário