PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO PROINFO
CURSO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC – 100h
NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL– NTM/JOÃO PESSOA
TUTORA:
CURSISTA: MARTA LEONORA BATISTA DOS SANTOS
MARIA DO SOCORRO ARRUDA RAMALHO
MARIA LILIAN GOMES DE ANDRADE
VILMA VIANA FRANCISCO DA SILVA
CÉLIA MARIA MORAES DA SILVA
Tema: Atividade 3.3
Subtema: Conceito de currículo e integração das tecnologias
Julho/2011
João Pessoa
O conceito de currículo está diretamente relacionado à organização do trabalho educacional, pois uma análise sobre a educação: suas finalidades, currículo, processo de decisão, relações interpessoais, avaliação, requer a estrutura do trabalho escolar diretamente relacionada ao programa curricular construído no âmbito da escola. O currículo escolar é tido como um conjunto de ações pedagógicas que beneficiará o aluno, garantindo seu sucesso escolar, pois delimita ações e define objetivos para melhor desenvolvimento do trabalho educativo.
Com base nesse conceito articulamos ao nosso currículo ações pertinentes aos recursos tecnológicos e então elaboramos o Projeto Antidrogas, o qual está sendo desenvolvido na escola com o objetivo de mostrar ao nosso alunado a importância de se prevenir do uso das drogas e os danos que causam a saúde, a família e a sociedade. Diante dessa realidade, foi inserido no seu programa curricular um trabalho sobre drogas, desenvolvendo várias atividades de cunho educativo transversalizando os recursos tecnológicos disponíveis na escola, como forma de suscitar o interesse do alunado em participar efetivamente das atividades, garantindo melhor aprendizagem do alunado em todas as áreas de conhecimento.
Foram promovidas ações curriculares para execução do projeto com ênfase nos recursos tecnológicos, desde a realização de palestra com uso de data show; pesquisa na internet sobre os males causados pelas drogas; exibição de filmes sobre temas que previnem das drogas; elaboração de uma pequena história a partir da sugestão de temas selecionados em links textuais; produção textual através de pesquisa na internet pelos alunos; produção de um texto sobre o tema drogas, o qual será digitado e inserido links.
Referências:
ALONSO, Cristina. Congresso Nacional de Educação. Santos Grupo PromoFair, 2009.
PRATA, Carmem Lúcia. A informática na escola: Uma construção coletiva.
IN:Luce, M.B. e MEDEIROS, I.L. Gestão Escolar Democrática: concepções e
vivências. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional de Formação Continuada
emTecnologia Educacional − PROINFO INTEGRADO. Brasília, 2010.
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