domingo, 28 de agosto de 2011

PROINFO II_HIPERTEXTO: TRABALHANDO LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS


PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO PROINFO
CURSO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC – 100h
NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL– NTM/JOÃO PESSOA
TUTORA: MARIA DE FÁTIMA ALVES DA SILVA PESSOA
CURSISTA: MARTA LEONORA BATISTA DOS SANTOS

HIPERTEXTO: TRABALHANDO LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Título da atividade

Tema: Atividade 2.3
Subtema: Planejando uma atividade com hipertexto e internet

Junho/2011
João Pessoa

Expressividade

Título do trabalho:
HIPERTEXTO: TRABALHANDO LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Escola/local de trabalho:
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL PROF. LUIZ MENDES PONTES
Público Alvo:
ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I (1º AO 5º ANO)
Justificativa:
A inserção de um trabalho com leitura e Produção de Textos no cotidiano de sala de aula é mais um recurso que os educadores podem utilizar para desenvolver um fazer pedagógico que crie condições para o aluno desenvolver suas habilidades de aprendizagem de forma mais prazerosa e criativa com o uso da internet.
Tal proposta visa, a partir do universo cultural do aluno, desenvolver uma prática permanente e interdisciplinar que suscite um aluno crítico, criativo e consciente e, como tal, sujeito ativo no seu âmbito social. Nesta perspectiva, as atividades com leitura e escrita extrapolam a simples decodificação da escrita, por ser um processo dinâmico que possibilita despertar no aluno o prazer de multiplicar substancialmente o seu saber ao acessar vários links na internet.
O nosso interesse em motivar um trabalho com produção de textos ocorre porque acreditamos que a escola exerce importante papel nesta atividade, através dos educadores, estes exercendo o papel de mediador entre o texto e o aluno.
Por ser uma prática interdisciplinar que desenvolve atividades coerentes com a realidade cultural do aluno, o procedimento pedagógico adotado pelo professor nos exercícios não deve acontecer descontextualizado das áreas de conhecimentos já existentes; deve ser incorporado ao projeto pedagógico da escola. Valorizar-se as atividades de leitura e escrita direcionadas aos recursos tecnológicos que motivam o aluno a criar, recriar, ou a transformar textos movidos pelo desejo de expressar o que aprendeu no decorrer das atividades.
O aumento da capacidade de construção de textos pelo aluno dar-se-á com a continuidade de um trabalho sistemático desenvolvido na escola.

Objetivos:
• Conhecer, observar e produzir textos com o uso da internet;
• Desenvolver a capacidade de imaginação, expressividade, percepção e criatividade;
• Desenvolver o raciocínio lógico e a sequência de ideias;
• Orientar o aluno na realização de atividades com produção textual utilizando o
hipertexto e seus recursos;
• Expor os textos produzidos pelos alunos no blog da escola.

Metodologia:
• A criação de uma história a partir da ordenação de figuras sem fala pesquisadas na internet: os alunos observam as figuras, ordenam e narram para os colegas a história, na qual todas as figuras sugeridas entram em cena, compondo a história;
• Elaboração de uma pequena história a partir da sugestão de temas selecionados em links textuais: possibilita desenvolver a criatividade e expressividade do aluno, já que são várias as possibilidades de temas dados, onde eles escolhem conforme o seu interesse, a sua visão de mundo;
• Discutir e definir temas pesquisados na internet, depois embaralhá-los e colocá-los numa caixa e distribuir entre os alunos: tendo em mãos o tema os alunos pesquisam em revistas e jornais e fazem recorte e colagem; depois contam uma história oral e inicia-se uma socialização dos temas abordados. Terminada a atividade escreve um texto como registro do seu pensamento;
• A construção de um texto a partir de algumas palavras pesquisadas na internet que determinam a sequência da história: o grupo lê a história para os colegas. Não se exige que os alunos utilizem todas as palavras sugeridas e podem inclusive inserir novas palavras na composição do texto;
• Produção textual através de pesquisa na internet pelos alunos: os alunos escolhem um programa de TV que mais goste e relata as principais cenas lembradas;
• Leitura com debates de textos como fábulas, poesias, músicas: os alunos recebem um texto e fazem uma leitura oral; depois o professor realiza uma atividade referente ao texto lido (nas fábulas fala-se de animais; na poesia, cada aluno escolhe um verso que mais gostou e recita; na música ouve e canta por estrofe);
• Criação de uma história a partir de uma leitura coletiva de um tema pesquisado na internet: o aluno faz uma leitura silenciosa, depois à professora realiza uma leitura oral e pede para que todos os alunos observem a pontuação do texto; depois que todos lerem coletivamente criam uma história baseada no que foi lido e por fim cada aluno lê o que produziu;
• Produção de texto através de gravuras: cada aluno recorta uma gravura de revistas, jornais ou livros e produz um texto sobre o conteúdo da gravura, o qual será digitado e inserido links, depois publicados no blog da escola.
Período da realização:
FEVEREIRO A DEZEMBRO DE 2011.
Referências:
AZAMBUJA, F.Q. de e SOUZA, M.L.R. De estudo do texto como técnica de ensino in: VEIGA, ILCA P. de Alencaster: Técnicas de Ensino: Por que não? Ed. São Paulo: Papirus, 1995.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? 7ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
KOCH, Ingedore. O Villaça. Argumentação e Linguagem. 2ª Ed. São Paulo:
Cortez,1987.

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