domingo, 28 de agosto de 2011
PROINFO II_O USO DA INTERNET COMO RECURSO DE DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO PROINFO
CURSO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC – 100h
NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL– NTM/JOÃO PESSOA
TUTOR: Maria de Fátima Alves da Silva Pessoa
CURSISTAS: MARTA LEONORA BATISTA DOS SANTOS, MARIA LILIAN GOMES DE ANDRADE, MARIA DO SOCORRO ARRUDA RAMALHO E VILMA VIANA FRANCISCO DA SILVA
Tema: Atividade 1.4
Subtema: Trabalho por Projetos
Maio/2011
João Pessoa
Título do Projeto:
O USO DA INTERNET COMO RECURSO DE DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR
Escola:
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL PROF. LUIZ MENDES PONTES
Justificativa:
A EMEF Prof. Luiz Mendes Pontes tem no cerne do seu Projeto Político Pedagógico uma série de atividades pedagógicas, as quais são propostas e deliberadas pelos atores educacionais e desenvolvidas no decorrer do ano, mas não são divulgas em rede aberta para serem lidas e discutidas pelos internautas.
Sendo assim, pensou-se em incluir a comunidade escolar na “normalidade” exigida pela nova era, uma vez que uma das tarefas direcionadas à escola é garantir em todos os aspectos os diretos garantidos ao aluno e um exigido pelo contexto histórico é cumprir o direito de inclusão digital, de maneira a incluir cada vez mais o aluno na sociedade.
A inserção da escola no ecossistema comunicativo será antes de tudo uma experiência cultural, num ambiente informal e num espaço educacional descentralizado, divulgando suas ações pedagógicas planejadas, sistematizadas e implementadas, as quais almejam, sobretudo, a melhoria na qualidade de ensino.
É preciso situar o blog dentro do contexto e entender as potencialidades educativas dos outros sistemas complementários, como os wiki e outras redes sociais, por exemplo.
Sendo assim, a proposta de criação do blog almejada nesse ensaio perpassa pela ideia de que não deve ser meramente uma ferramenta tecnológica para ensinar e aprender, mas sim, uma prática a ser alinhada com a pedagogia e práticas que estão sendo utilizadas no currículo escolar. Pois um modelo de edublog como uma rede colaborativa de aprendizagem sugere que o blog deve adquirir melhores resultados através do currículo escolar e não através do uso isolado dentro de unidades curriculares (O´DONNELL, 2005).
A proposta de trabalho visa inserir a escola em rede social, através da criação de um Blog, como recurso e estratégia pedagógica de divulgação de todas as atividades educacionais, com objetivo de publicar todas as ações pedagógicas que são desenvolvidas no decorrer do ano e que são realizadas e documentadas através de atas, vídeos e fotos.
Enfim, possibilitar o alcance social do trabalho pedagógico através do Blog é de relevante importância para a interação entre escola, tecnologia e sociedade, visto que a transversalização dos conteúdos didáticos ao processo tecnológico e à sociedade possibilitará a construção de uma escola aberta, progressista, democrática.
Objetivo Geral:
• Divulgar o trabalho da gestão escolar através de blog.
Objetivo Específico:
• Criar, publicar e alimentar um blog para divulgação das atividades pedagógicas da escola, postando textos, vídeos e fotos.
Metodologia:
• Cadastrar uma conta da escola para uso dos serviços do Google;
• Usar o servidor BlogSpot;
• Criar um blog educativo para a escola;
• Divulgar as atividades pedagógicas, postando textos e imagens para serem lidas e discutidas por todos os visitantes do Blog;
• Alimentar o Blog da escola;
• Divulgar para toda a comunidade escolar o endereço do Blog para visitas;
• Propor aos professores a visita dos alunos à sala de informática para acessar o Blog da escola;
• Apreciar e descrever comentários sobre as postagens;
• Disponibilizar o projeto no Slideshare para conhecimento e apreciação pelos internautas.
Foram realizadas várias atividades com os alunos, como a criação de uma história a partir da ordenação de figuras sem fala pesquisadas na internet; elaboração de uma pequena história a partir da sugestão de temas selecionados em links textuais;
discutir e definir temas pesquisados na internet, depois embaralhá-los e colocá-los numa caixa e distribuir entre os alunos; a construção de um texto a partir de algumas palavras pesquisadas na internet que determinam a sequência da história e o grupo lê a história para os colegas; produção textual através de pesquisa na internet pelos alunos, os quais escolhem um programa na internet que mais goste e relata as principais cenas lembradas; leitura com debates de textos como fábulas, poesias, músicas; depois o professor realiza uma atividade referente ao texto lido; criação de uma história a partir de uma leitura coletiva de um tema pesquisado na internet; produção de texto através de gravuras, cada aluno recorta uma gravura de revistas, jornais ou livros e produz um texto sobre o conteúdo da gravura, o qual será digitado e inserido links, depois publicados no blog da escola.
Público alvo:
• Alunos, professores, gestores, especialistas e a comunidade escolar em geral.
Período de execução:
• Maio a dezembro de 2011
Referências:
1. ALONSO, Cristina. Congresso Nacional de Educação. Santos Grupo PromoFair, 2009.
2. PRATA, Carmem Lúcia. A informática na escola: Uma construção coletiva. IN:Luce, M.B. e MEDEIROS, I.L. Gestão Escolar Democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.
3. Ministério da Educação. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional − PROINFO INTEGRADO. Brasília, 2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário