Sou Marta Leonora Batista dos Santos, Assistente Social e Vice Gestora Escolar, e compreendo a escola como espaço de construção do conhecimento, mas entendo também que mesmo a escola tendo como objetivo primordial a produção do conhecimento sistematizado, ele não pode, por si só, formar indivíduos agentes participantes e modificadores da sociedade, é necessário dar-lhe um caráter político; a intervenção do docente na aula e os programas de formação de professores devem assumir posições e estudos críticos da realidade; deve ser realizado na escola e nas salas de aula, um trabalho integrado, interdisciplinar, criativo e democrático.
A condição de educadora não está desvinculada da de aprendiz, pois enquanto vivermos estamos aprendendo em qualquer situação, ambiente ou realidade. No entanto, devemos procurar meios eficazes de aprender novas metodologias pedagógicas, bem como avanços tecnológicos propícios à prática escolar é essencial para desenvolvermos um trabalho de qualidade no âmbito da instituição, como também ser participante da inclusão digital, exigida pela sociedade contemporânea.
Desenvolvo várias atividades pedagógicas no cotidiano escolar, como acompanhamento nas atividades desenvolvidas pelos professores; acompanhamento em todos os eventos que são realizados na escola; participação nas atividades pedagógicas desenvolvidas na escola, como Gincana do Estudante, Meio Ambiente, Semana da Alimentação, Mostra de Cultura, Ciências e Artes, Semana Antidrogas; coordenação da reunião de pais e mestres no final de cada bimestre; planejamento com os especialistas das Reuniões Pedagógicas que acontecem mensalmente; participação no Projeto de Leitura e Escrita; planejamento das atividades do Conselho de Classe e participação nas reuniões no final de cada bimestre; elaboração do Regimento Interno da escola, juntamente com os especialistas; elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP com a equipe pedagógica, dentre outras.
Procuro adotar no meu trabalho escolar uma filosofia pedagógica com perspectivas progressistas, pela própria exigência do contexto histórico e cultural, já que a sociedade e o ensino passam por constantes mudanças e renovações e todo trabalho pedagógico deve romper com a metodologia tradicional e valorizar todo o avanço social e cultural presentes na sociedade.
Compreendo que a forma mais eficaz de democratizar as ações pedagógicas é a elaboração do Projeto Político Pedagógico o qual requer uma fundamentação sistemática para melhor entendermos sua finalidade e objetivos, dando-nos condições de desvelar a prática pedagógica proposta pelo sistema de ensino, pela escola, pelo professor, e propor uma metodologia de trabalho que transforme o cenário da aprendizagem.
O envolvimento e a participação de todos os trabalhadores e da comunidade é fator predominante na construção da proposta pedagógica, onde todos atuam como companheiros, contribuindo com suas experiências, percepções, conhecimentos e habilidades.
No entanto, para que a educação deixe de ser privilégio e converta-se em direito e justiça é fundamental melhorar a estrutura do sistema de ensino, as condições do trabalho pedagógico desenvolvido no âmbito da escola e a postura ideológica dos docentes, garantindo uma aprendizagem eficaz e de sucesso dos alunos.
Pois acredito que a escola é o espaço decisivo na criação do sujeito participativo, consciente de suas ações, relacionando-se com o outro, a partir do respeito, solidariedade e justiça ─ condições essenciais na criação de um ser integral. Para tanto, o ambiente escolar deve, também, está respaldado na afetividade, propício ao surgimento de um ambiente positivo e harmônico, onde as relações interpessoais sejam fortalecidas pelo respeito, ética e profissionalismo.
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