PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO PROINFO
CURSO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC – 100h
NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL– NTM/JOÃO PESSOA
TUTORA: MARIA DE FATIMA ALVES DA SILVA PESSOA
CURSISTAS: MARTA LEONORA BATISTA DOS SANTOS
MARIA DO SOCORRO ARRUDA RAMALHO
MARIA LILIAN GOMES DE ANDRADE
VILMA VIANA FRANCISCO DA SILVA
CÉLIA MARIA MORAES DA SILVA
CONSTRUÇÃO DE PRODUTO MULTIMÍDIA
O Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs acrescentou substancialmente o nosso conhecimento em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação. A cada etapa fomos interagindo com as teorias tecnológicas pertinentes a proposta do curso e desde então fomos executando as atividades, aplicando-as ao trabalho pedagógico da escola.
De posse do conhecimento percebemos o quanto as TICs estão presentes no dia a dia da escola e que podemos sistematizar o trabalho didático da escola transversalizando os recursos tecnológicos à proposta curricular.
Sendo assim, elaboramos três projetos propostos pelo curso, os quais estão sendo significativos para o enriquecimento midiático do nosso projeto pedagógico.
Com o avanço do curso vimos que existem inúmeras formas de envolver a escola na era digital, desde a disponibilidade de sala e equipamento de informática, a formação continuada de professores e demais profissionais da educação, implantação e implementação de projetos de aprendizagem articulando tecnologia e área de conhecimento, organizando e sistematizando conteúdos em diversos tipos digitais, principalmente de produção de textos, pesquisas, comunicação até criação e uso de blogs.
A realização dos projetos transversalizando recursos tecnológicos desenvolveu condições didáticas do aluno desenvolver suas habilidades de aprendizagem de forma mais dinâmica.
Hoje a nossa escola conta com diversos recursos tecnológicos, os quais são usados no dia a dia para desenvolvimento dos projetos pedagógicos:
Sendo assim, a escola foi paulatinamente inserindo no seu currículo atividades didáticas com ênfase nos recursos tecnológicos disponíveis na escola, trazendo para o seu cerne à inclusão ou alfabetização digital, com objetivo de situar a escola dentro do contexto tecnológico e entender as potencialidades educativas, incentivando o alunado para acessar as redes sociais.
Elaboramos no decorrer do curso três projetos que foram desenvolvidos na escola:
1) O USO DA INTERNET COMO RECURSO DE DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR
2) HIPERTEXTO: TRABALHANDO LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
3) PROJETO ANTIDROGAS
O USO DA INTERNET COMO RECURSO DE DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR
A proposta de trabalho inseriu a EMEIF PROFESSOR LUIZ MENDES PONTES em rede social, através da criação de um Blog, como recurso e estratégia pedagógica de divulgação de todas as atividades educacionais, com objetivo de publicar todas as ações pedagógicas que são desenvolvidas no decorrer do ano e que são realizadas e documentadas através de atas, vídeos e fotos.
http://luizmendespontes123.blogspot.com/
escolaluizmendes@hotmail.com
No primeiro momento cadastramos uma conta da escola para uso dos serviços do Google, usamos o servidor BlogSpot; no segundo momento divulgamos as atividades pedagógicas, postando textos e imagens para serem lidas e discutidas por todos os visitantes do Blog e no terceiro momento os professores levaram os alunos à sala de informática para acessar o Blog da escola, apreciar e descrever comentários sobre as postagens e por fim vamos disponibilizar o projeto no Slideshare para conhecimento e apreciação pelos internautas.
Ao trabalhar o hipertexto durante o curso e entendê-lo como uma ferramenta digital de fundamental importância para todo educador que almeja ampliar seus conhecimentos, desenvolvendo pesquisas e produção textual, com o seu uso em sala de aula, pois os alunos ao interagirem colaborativamente aprendem o conteúdo de forma significativa em virtude das diversas fontes de pesquisa, pois a construção do conhecimento em consonância com uma atividade colaborativa possibilita uma aprendizagem ampla, dinâmica, flexível e interativa, elaboramos o Projeto HIPERTEXTO: TRABALHANDO LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27022
O trabalho com leitura e Produção de Textos no cotidiano de sala de aula é mais um recurso que os educadores utilizam para desenvolver um fazer pedagógico que crie condições para o aluno desenvolver suas habilidades de aprendizagem de forma mais prazerosa e criativa com o uso da internet.
No primeiro momento os alunos conheceram, observaram e produziram textos com o uso da internet com objetivo de desenvolver a capacidade de imaginação, expressividade, percepção, criatividade, raciocínio lógico e a sequência de ideias; no segundo momento o aluno foi realizado na realização de atividades com produção textual utilizando o hipertexto e seus recursos e por fim pretendemos expor os textos produzidos pelos alunos no blog da escola.
O PROJETO ANTIDROGAS foi desenvolvido na escola com o objetivo de mostrar ao nosso alunado a importância de se prevenir do uso das drogas e os danos que causam a saúde, a família e a sociedade.
No primeiro momento foi realizada uma palestra sobre os danos causados pelas drogas e realização de peça teatral, jogral, coreografia, recital e musical sobre temas de prevenção das drogas; no segundo momento os alunos pesquisaram na internet sobre os males causados pelas drogas e por fim assistiram filmes sobre temas que previnem das drogas.
http://www.slideshare.net/dpinotti/preveno-ao-uso-de-drogas-em-escolas
Na fase conclusiva do curso obtivemos resultados excelentes,
pois as dificuldades apresentadas inicialmente foram superadas em vários aspectos.
Diante do que foi alcançado, percebe-se que os cursistas interagirão e passarão por transformações ao demonstrar o aumento no nível de aprendizagem com as TICs.
A implantação e implementação de projetos de aprendizagem desenvolvidos da escola articulando tecnologia e área de conhecimento, organizando e sistematizando conteúdos em diversos tipos digitais, articulando-os ao projeto pedagógico da escola foi de fundamental importância para o nosso crescimento intelectual, profissional e tecnológico.
Ultrapassar cada etapa do curso realizando as atividades propostas nos transportou a um universo mágico da aprendizagem digital.
MENSAGEM PARA REFLEXÃO
“Os limites da minha linguagem significam os limites do meu mundo”.
Wittgenstein
Nenhum comentário:
Postar um comentário